(031) 3295-5892 | (031) 98877-5892     

Tech neck: saiba por que o celular pode causar rugas no pescoço

Hoje em dia, é impossível pensarmos em viver sem o celular. O pequeno aparelho eletrônico chegou para revolucionar nossas vidas, principalmente depois da pandemia da covid-19, quando ganhou ainda mais espaço no dia a dia. Contato com amigos e família, estudos, filmes, séries e até exercícios físicos ficaram concentrados na tela, mas poucas pessoas têm consciência dos males que o uso excessivo do aparelho traz para a saúde física.

A postura de inclinar o pescoço para baixo para enxergar a tela do celular traz consequências negativas para o nosso corpo, como dores no pescoço, nos ombros e na coluna, além do surgimento precoce de rugas no pescoço e flacidez na região da papada.

Conhecido com tech neck (pescoço tecnológico), inclinar a cabeça para baixo num ângulo de 45 graus equivale a um impacto de 22 kg sobre os ombros. Fazê-lo por muitas horas ao longo do dia, como é comum com o uso do celular, pode resultar em diversos problemas ortopédicos e no surgimento de vincos no pescoço, que normalmente só começariam a aparecer depois dos 40.

Cuidados com a pele do pescoço

Normalmente, o pescoço já é uma região negligenciada e recebe poucos cuidados. Porém, ele também é constantemente exposto às agressões vindas do sol e da poluição do ambiente.

Mesmo as pessoas mais disciplinadas com seu skincare acabam esquecendo de estender os cuidados até o pescoço, como hidratação, filtro solar e tratamento antienvelhecimento. O resultado é o aparecimento cada vez mais precoce de rugas no pescoço, o que vem chamando atenção da indústria dermatológica em função do uso excessivo do celular.

A característica natural do pescoço contribui para o quadro: a pele da região é muito fina, com espessura média de dois milímetros. Pela sua grande mobilidade e pelo uso excessivo das telas, a pele do pescoço pode acabar sofrendo um estresse mecânico, o que resulta no surgimento precoce de rugas e acúmulo de gordura embaixo do queixo.

Como evitar rugas no pescoço?

Não há como fugirmos da realidade virtual. Então, o que pode ser feito para evitar o surgimento precoce de rugas no pescoço?

Coluna reta

A melhor forma de utilizar o celular é com a coluna e pescoço retos, olhando para o horizonte. O recomendado é levar o celular à altura dos olhos, e não o contrário.

Protetor solar

O sol é um dos maiores vilões da saúde da pele, sendo o responsável pelo surgimento de rugas, manchas e do câncer de pele. Por isso, é fundamental aplicar o protetor solar na região todos os dias.

Cuidados na rotina

O mesmo cuidado tido com a pele do rosto deve ser estendido ao pescoço: higienização, hidratação, uso de antioxidantes e de produtos antienvelhecimento.

Tratamentos dermatológicos

O avanço da medicina dermatológica trouxe uma série de procedimentos que têm como objetivo combater os sinais do envelhecimento. São lasers, peelings, radiofrequência microagulhada, toxina botulínica, ácido hialurônico e outros tratamentos que fazem a diferença na preservação da saúde da pele.

Consulte um dermatologista mais orientações!

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!